on sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A Seleção
Kiara Cass
Editora Seguinte
368 páginas
ISBN: 9788565765015
Resenha por: Will

Sinopse: Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.

A SELEÇÃO é um livro tão empolgante, aquela leitura que não te deixa parar até a última página.  A não ser pela capa, eu não esperava grandes coisas no enredo da história e nem do livro em si, mas ao começar a ler percebi que as coisas que eu já tinha pré-julgado antes estavam TODAS erras, e fiquei muito feliz, amo quando livros me surpreendem e A Seleção me surpreendeu de uma maneira positivamente.

Provavelmente um monte de gente vai achar o livro fraco, se decepcionar e falar um montão porque esperava mais ação, mais intrigas e muitos outros adjetivos. Para essas pessoas só tenho que dizer um sinto muito, hoje tudo o que querem é pegar um livro que tenha a palavra "DISTOPIA" em alguma frase selecionada por grandes veículos de comunicação estampada na capa e que seja como Jogos Vorazes. Se você for ler esse livro com muita sede ao pote e esperando uma das melhores distopias de todos os tempos, vai bater forte com a cabeça no chão, pois a distopia desse livro é bem leve.

Apesar de ser uma distopia é focado mais no relacionamento dos protagonistas, o livro é mais como um reality show no estilo “The Bechelor”, onde um príncipe escolhe entre 35 meninas e a que conquistar seu coração vai herdar a coroa de princesa e se tornar um dia a rainha de Illéa. A briga e a intriga que as meninas usam são táticas no jogo da sedução, da conversa e do carisma. Cada uma jogando com suas melhores qualidades e mostrando tanto para os monarcas quanto para público que merecem ser “a escolhida”.

Amei como a autora utilizou desse recurso, para deixar o livro mais dinâmico e muitas vezes engraçado. América é uma protagonista incrivelmente forte e com suas emoções bem seguras, não é uma daquelas dondocas que saem por ai e desmaiam, ficam vermelhas em todo o momento ou faz fofoquinhas. Ela entrou no jogo apenas por um pedido e um motivo, que é ajudar a sua família, mas foi legal ver que com o passar do tempo e a convivência ao lado do príncipe ela acabou se apegando de um modo bom ao rapaz, enquanto tenta desesperadamente curar seu coração partido pelo ex-namorado Aspen e muitas candidatas tentando desesperadamente dar uma rasteira nela.

A autora introduz assuntos como politica, diplomacia e humanidade de uma forma lúdica, fazendo com que os leitores prestem atenção a esses fatores na “vida real”. O sistema por castas, igual ao que é utilizado na Índia (lembrando que aqui, a autora explora isso de uma forma diferente) também é um jeito fantástico de mostrar como essa sociedade se arruma e se encaixa.

Como já expliquei a parte da distopia é muito rala e fraca, apesar de achar que a autora vai explorar esse recurso no próximo volume da série e abusar dos clichês, o livro é divertido e Kiara sobre introduzir cada coisa no tempo certo. A única coisa que frustra é o final com um GANCHO ENORME para a sequência que só deve ser lançada nos EUA no primeiro semestre de 2013, mas como o pessoal da Editora Seginte mesmo explicou no lançamento lá na Bienal, a meta deles é trazer em um curto espaço de tempo os lançamentos “seguintes” sem aquelas enormes demoras que a maioria das editoras nos fazem esperar.

O livro é divertido quando tem que ser, tenso quando tem que ser, A Selação brinca com o gênero de reality show de um jeito agradável e muito saudável com um fundo distópico, e um sistema de castas que é bem interessante. Estou louco para ler A ELITE. A Seleção está disponível nas livrarias a partir de hoje (21), tenho certeza que vocês vão se encantar por essa história assim como eu, e fazer com que o livro se torne um dos favoritos do ano.
on sábado, 8 de setembro de 2012


Enfim o vídeo sobre TUDO o que eu trouxe da Bienal do Livro, mas foi TUDO muito legal? Já posso ler tudo o que eu trouxe como se o mundo estivesse acabando? Hahaha Desconsiderem a (péssima) iluminação e no final a câmera me trolando lindamente e cortando tudo, só faltou mais uns 3 livros que mostro na próxima caixa de correio! Ok?


on domingo, 2 de setembro de 2012

Hereafter - Eternidade
Tara Hudson
Editora iD
352 páginas
ISBN: 9788516078782
Resenha por: Will

Sinopse: Pairando sozinha e perdida, Amélia vive o eterno pesadelo de acordar nas águas escuras de um rio misterioso. Suas únicas certezas: ela está morta e não tem nenhuma lembrança do tempo em que era viva. Ao tentar salvar Joshua, um garoto que se afogava no mesmo rio de águas escuras que a vinha mantendo prisioneira há tanto tempo, Amélia passa ter sensações diferentes e a descobrir os segredos que rondavam sua morte. A conexão entre Amélia e Joshua ultrapassa as barreiras da vida e da morte. E eles precisam proteger essa felicidade a qualquer custo...

Hereafter é o primeiro livro que eu li sobre a visão de um fantasma, o que é empolgante, pois fantasmas não são tão abordados em livros juvenis, eles geralmente figuram livros espíritas, mas ai é outra história.

Com uma narrativa ágil e agradável, Tara Hudson te conquista e faz com que sua personagem Amélia seja uma fantasminha (?) carismática e até muitas vezes sarcásticas, mas acabou errando a mão com Joshua , o mocinho da história, ás vezes eu ficava lendo e achando ele meio bobo de mais e muito impulsivo, sem saber o que queria das coisas.

A mitologia criada pela autora é agradável, como o pós vida, o inferno e onde as almas perdias ficam. Retratar amor adolescente de um humano com um fantasma também é bem interessante.

A premissa do livro é boa, mas o desenvolvimento da história não é lá essas coisas. A autora correu (uma maratona) o livro todo, e tudo foi muito rápido e instantâneo. No livro a história se passa em mais um menos duas semanas, tempo muito pouco para se apaixonar e viver grandes revelações. Eu gosto de livros com histórias mais desenvolvidas, com um tempo certo para acontecer, coisa que senti falta aqui. Tara Hudson bem que tentou emplacar um triangulo, mas não deu certo, apesar de achar que Eli, o vilãozinho da história tem muito mais personalidade que o mocinho.

Livro agradável para se divertir em um ou dois dias, vale a leitura se você gosta de livros que sejam rápidos e ágeis e com uma história sem muitos detalhes. Hereafter tem um final bem amarrado e satisfatório, mas andando pelo site da autora percebi que se trata de uma trilogia. É aquela coisa, se você gostar vai acabar lendo os outros livros (coisa que eu vou fazer!), se não quiser pode parar por aqui que está tudo bem!