Especial "A Crônica do Matador do Rei"

on segunda-feira, 4 de março de 2013

O Nome do Vento + O Temor do Sábio

Na falta de falar de um só livro, porque não falar dos dois de uma só vez?

O Nome do Vento e o Temor do Sábio são livros da trilogia e esperamos que seja mesmo,  “A Crônica do Matador do Rei”, criada por Patrick RothfuEsss.

Confesso que assim que peguei o primeiro livro as coisas demoraram um pouco para andar, já que sou meio lento para ler livros de fantasia épica, vide à demora e o medo para começar As Crônicas de Gelo e Fogo, e foi sim meio tenso para acostumar. Mas quando você pega mesmo com vontade a história flui. E essa história de acordo com o personagem principal, sua história leva três dias inteiros num fôlego só para ser contada, e assim o faz, com cada livro correspondendo à um dia.

Kvothe, ou Kote é um personagem inteligentíssimo, quer dizer , ele é a inteligência personificada em ser-humano. Faz tempo que eu não lia um livro com um personagem tão esperto, sagas e interessante como ele. Sua história é intensa e cheia de detalhes. Assim quando ele entra para a Universidade, sua sede de aprendizado e conhecimento somado com as bolas que ele dá, vai aos poucos se aperfeiçoando na arte de aprender o verdadeiro nome das coisas e ele sabe que se aprender O Nome do Vento, terá um grande poder sobre todas as coisas.

Patrick Rothfuss escreve com maestria e não é à toa que o chamam de George R.R.Martin para os mais jovens, mas já adianto que qualquer pessoa que curte uma boa fantasia épica vai amar.

Na continuação, a saga de Kote continua e nesse dilema vamos sabemos mais detalhes sobre duas crônicas e seus dias. Nesse segundo dia de histórias, já estamos habituados com a história, ambientados com a Universidade e familiarizados com os personagens.

Não podemos duvidar nem um pouco como a história é bem contada e amarada. As culturas apresentadas pelo autor são fascinante e são apresentadas de uma forma bem detalhada. Com o livro, você aprende um pouco de matérias da vida como Filosofia, Sociologia, Antropologia, etc.

Mas assim como todas as coisas da vida tem dois lados aqui não é a mesma coisa. Em “O Temos do Sábio”, Patrick meio que enrolou em alguns pontos, fazendo um livro de no máximo 600 páginas se tornando um de quase MIL (1.000!!!). Um ponto da dinâmica de “O Nome do Veto” foi perdida e mesmo que o livro tenha um rumo certo, algumas coisas afloraram de mais fazendo com que a história se alongasse. O autor monta e desmonta, constrói e derruba a história de Kote e de seu mundo, nos fazendo seguir caminhos sinuosos!

Mas no geral é um bom livro, assim como “O Nome do Vento”. Uma história mágica e recheada de aventuras a aprendizado. As Crônicas do Matador do Rei, são livros para ir degustando aos poucos e sem pressa. Já espero o 3º livro para ver como será o final dessa épica aventura, que para mim é 4,5 estrelas!!!


Livro 1: O Nome do Vento
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788599296493
Páginas: 656

Livro 2: O Temor do Sábio
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410327
Páginas: 960