Das páginas para as telonas

on sábado, 11 de junho de 2011
Oi galera, tudo bem?
Ano passado eu era colunista lá no site da Pam, o Garotait. Então ela pediu para que eu e mais três garotos, desenvolvêssemos um texto sobre adaptações cinematográficas de livros que já lemos/vimos. Durante uma semana, cada garoto fez o seu texto. Então achei legal repostar aqui, para vocês que acompanham o blog assíduamente.

É tão complicado quando pensamos em adaptações de livros para o cinema. Primeiro, porque você está ansioso para ver o filme e segundo é se ele vai atender todas as suas expectativas. Eu tenho um olhar um pouco diferente de outras pessoas sobre o assunto, é claro que gosto de ver um filme daquele livro que eu li e amei, e não quero me decepcionar com ele. Mas temos que lembrar, que é por isso mesmo que se chama “ADAPTAÇÃO”. Adaptar é moldar e esboçar para uma linguagem diferente o que o livro quis passar, não é sempre que os diretores conseguem colocar todas as coisas em um filme, principalmente se o livro é em primeira pessoa, pois o(a) personagem tem um olhar muito focado em determinados aspectos, e em um filme é necessário que o público acompanhe as histórias paralelas, para que no fim se juntem e se transforme em uma obra completa (ou não!).

Os pontos positivos de se ter um livro adaptado para o cinema, é o maior reconhecimento da obra e apopularização da mesma. É ter investimento de grandes estúdios em histórias que nos emocionam, nos fazem rir e se divertir. Os pontos negativos são com certeza a super exploração do tema (vide Saga Crepúsculo, que eu adoro), que deixa os leitores mais antigos com certa raiva de novos fãs que acham que conhecem melhor a história e os aspectos por trás do autor. E o descaso de estúdios com alguns filmes que poderiam render mais sucesso e bilheteria.
Até hoje não vi uma adaptação tão completa e perfeita como os filmes da saga “O Senhor dos Anéis”. É impossível achar diferenças entre o livro e o filme, pois o diretor Peter Jackson, conseguiu recriar o universo que J.R.R. Tolkien idealizou em seu romance épico. Cenas de batalhas, perseguição e muito suspense, com um enredo atualizado e mais dinâmico. É impossível perceber as 3 horas de cada filme, com uma narrativa onde hobbits, trolls, anões e orcs dão ritmo a mágica história, e você não consegue desgrudar os olhos da tela até que os créditos comecem a subir.

Continuando com melhores adaptações seguem “As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” onde o melhor amigo de J.R.R. Tolkien, C. S Lewis, cria um mundo fantástico onde a chave de tudo é um guarda-roupa. E não esquecendo a saga que movimenta milhões em Livros, Filmes, Trilha Sonora, Binquedos e Jogos. Harry Potter, que para a minha pessoa é bom até o filme “O Prisioneiro de Azakaban”.

Pior filme adaptado em minha opinião é “Harry Potter e a ordem da Fênix”, um livro primoroso, rico em detalhes e com uma narrativa tão ágil de deixar os cabelos em pé, mas que na sua versão para o cinema se perde totalmente, deixando o filme a desejar com grandes buracos e arcos mal fechados. Onde está o primeiro capítulo do livro, onde Harry está deitado no jardim seco, com a grama alta e ouve o jornal sobre os estranhos acontecimentos que ele pensa ser Lorde Voldemort? O Filme já abre em uma cena não existente onde Harry está sentado em um balanço num parquinho, e o vento forma um barulho estranho, o céu está parecendo que vai chover, até que Duda e seus amigos chegam para importunar o garoto. Onde estão as cenas que se passam no Hospital St. Mungus? Onde está o espelho comunicador dado a Harry por Sirius? Seguido pelas terríveis adaptações de “A Última Música” que chega a ser broxante comparada ao livro, e “Crepúsculo” que não preciso nem comentar o quanto foi pobre a adaptação. Mas tenho que confessar que me sinpatizo pelos dois últimos citados!

Um livro que me interessou quando soube que viraria filme foi “Garota Infernal”, não é um primor do terror, muito menos do suspense, na verdade é mais um filme/livro adolescente, mas que um foi fiel (eu esqueço que o livro é baseado no roteiro escrito por Diablo Cody) e o resultado final não é ruim.
No fim, sempre vão existir os que preferem os livros e os que preferem os filmes. Temos que lembrar que cada pessoa tem uma personalidade diferente, e que o gosto sempre vai pender para o livro ou filme, isso é uma escolha de cada um. O importante é que você goste da história e se divirta, pois o propósito tanto do livro quando do filme é entreter.

Comments (15)

Loading... Logging you in...
  • Logged in as
concordo plenamente: senhor dos anéis é o melhor!!!! insuperável!!!!
beijos
1 reply · active less than 1 minute ago
Muito bom mesmo Giza! :)

beijos
Alessandra's avatar

Alessandra · 722 weeks ago

Oi Wil! Concordo tb com vc, que o filme mais fiel ao livro até agora foi senhor dos anéis e tb concordo qdo vc diz que apesar de Crepúsculo e a Última música não terem sido tão fiéis ao livro eles são bons. Eu gostei muito dos dois. Um filme que eu também achei muito parecido com o livro foi Àgua para elefantes. Ah, e Harry Potter e as Relíquias da Morte parte I. Agora, eu sou o número 4 apesar de ser um bom filme foge totalmente do livro. Poxa, até os personagens tem características diferentes no livro e no filme! Por que americano tem mania de colocar protagonista descrita como morena no livro como loira? Acho que a Bela de Crepúsculo foi uma exceção...rsrs. Adorei seu texto! Ele está muito bem escrito! Bjs
2 replies · active 721 weeks ago
Oi Alê,
Você acredita que eu adorei o filme de EU SOU O NÚMERO QUATRO? hahaha
Como essa semana eu terminei de ler o livro, corri para ver o filme. E não fiquei desapontado. É claro, que mudaram algumas coisas, mas o conjunto final fucou bem harmonioso! Essa semana sai resenha dele! hehehe
E ainda não vi ÁGUA PARA ELEFANTES, estou esperando ler primeiro. Acho que nessas férias eu leio ele! :)

Que bom que gostou do texto!

Beijos
Alessandra's avatar

Alessandra · 721 weeks ago

Oi! Também gostei do eu sou o número quatro! Só achei um pouquinho diferente do livro, mas o conjunto final ficou muito bom! Bjs
Oi Will,
Eu sempre prefiro os livros do que os filmes, mas gosto de filmes que respeitam a história! É óbvio que um filme nunca vai ser tão rico... o próprio Senhor dos Anéis perdeu muito na adaptação, mas acho que um filme tem que no mínimo respeitar a história original para não rolar uns absurdos como em Anjos e Demônios, O Ladrão de Raios ou o Como Treinar o Seu Dragão!
Beijos
Camila - Leitora Compulsiva
My recent post Ellen Schreiber – Beijo da Morte
1 reply · active 722 weeks ago
Sou como você Mila, sempre prefiro os livro aos filmes. E vou confessar que tenho preguiça de assistir filme #prontofalei! hehehe
E assim como você odiei o filme de O Ladrão de Raios, inverteram TUDO! HUASha

Beijos
Ahhh!Hummm!

Faz carão e pensaaaaa!

auhsuahsuhas

Prefiro livros!
1 reply · active 722 weeks ago
Também prefiro os livros, #FATO! õ/
Oii Will!
Eu tb adoro os filmes de Nárnia, acho que eles são fieis aos livros! :)
Também prefiro os livros aos filmes!! Hahahah teve um filme que eu gostei mais do que o livro, mas juro que não consigo me lembrar qual era! ¬¬ Se eu lembrar eu te conto!
HAUHAUH
Beijos!
My recent post Resenha- Longe Demais
1 reply · active less than 1 minute ago
Oi giu, Nárnia é de mais. Eu adoro! õ/
Ahh por favor hen, assim que lembrar o nome do filme me conte! hehehe

Beijos
Oi Will!
Tem alguns filmes citados que eu vi apenas os filmes e não li os livros. Concordo que os filmes são uma adptação e que geralmente vai sofrer algumas mudanças, mas poxa eu sou daquelas que se irrita e MUITO se eu vejo um filme que não passa as mesmas sensações que o livro, isso aconteceu com crepúsculo, poxa odeie o filme e o livro é o melhor da saga. Mas como foi citados isso é apenas gostos de cada pessoa e cada um tira sua própria conclusão.

Adorei a matéria!

Beijos, Kamila.
http://vicio-de-leitura.blogspot.com/
My recent post Pottermore- o novo projeto de JK
1 reply · active 721 weeks ago
Oi Kamila,
então, eu fico irritado quando mundam os filmes, poque poxa agente acompanhou tudo o que o personagem fez no livro e de uma hora para a outras eles mudam tudo, como assim!? AUshuaHS
Mas eu consigo entender, por isso se chama adaptaçãoné? HAUSha

Beijos
Luiz Felipe Matos's avatar

Luiz Felipe Matos · 717 weeks ago

Ahh, a pior coisa é quando você ver que aquela adaptação de seu livro/série favorito foi uma verdadeira merda. Ahhh, como é ruim. Putz, Harry Potter e o enigma do príncipe também foi um que não mostrou quase nada dos mistérios do livro. Até acho que o suspense em torno do Príncipe Mestiço foi bem mais construído no livro, ele ficou em 3º plano no filme.
1 reply · active less than 1 minute ago
E ai Luiz,
Pois é, essas adaprtações matam qualquer um mesmo! hehehe
Nem preciso comentar sbre HP 5, eu simplesmente destesto esse filme, diferente do livro que é o meu favorito da série. E quanto á HP 6 também concordo com você!

abraço

Post a new comment

Comments by