Depois Daquele Beijo - Raffaela Vieira

on quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Depois Daquele Beijo
Rafaella Vieira
Editora
Brejera Malagueta
184
Páginas
ISBN: 9788563360045


Como eu disse no Skoob, os livros nacionais vêm cada vez mais me surpreendendo, e isso é ótimo!

Caterine é a nova menina na classe. Linda de morrer, interessada por livros, muito intensa, ela vira a melhor amiga de Michelle. Só que, durante o projeto de filmagem para a matéria de artes, as duas descobrem que um beijo pode ser perfeito demais – e mudar tudo o que acontece depois. Um romance teen ambientado em Recife, com todo o calor das praias de mar verde. A obra utiliza um tom leve e bem humorado para tratar questões típicas da idade, como festas, amigos, estudo, projetos de escola e namoros. Há a insegurança de um primeiro envolvimento e os exageros de adolescentes, mas a autora evita descrições de sensualidade. O lançamento faz parte do foco da Brejeira Malagueta de dar voz às jovens autoras nacionais que falem da homossexualidade feminina com autenticidade e sem preconceitos.

Primeiro antes de tudo, temos que acabar com os pré-conceitos. Como o livro fala sobre homossexualidade, algumas pessoas podem até torcer o nariz. Mas literatura é isso né gente? Temos que ler de tudo.

Como eu adorei ler esse livro, ele é tão espirituoso que praticamente já nos encanta por si só, mas é com uma escrita tão leve e descontraída que “Depois Daquele Beijo” nos prende durantes todas as suas 184 páginas (eu queria mais!).

A autora Raffaela Vieria, deixa a narração de Michelle mais real por tudo o que ela cita. Tem um monte de menções á séries, livros e músicas que nós todos amamos. E isso é tão legal, que parece que estamos conversando com a Michelle sobre a vida dela.

O cenário é ótimo, para quem não sabe eu nasci em Recife, mas moro em São Paulo desde pequeno, então tudo o que eu conheço lá é só os pontos turístico que visito de tempos em tempos, e ler uma trama que é ambientada em uma cidade tão gostosa como essa é muito bom. Eu ficava o tempo todo, “eu já passei por aqui!” hehehe.

Os personagens são bem construídos e nenhum está ali na estória dó para fazer volume. Cada um tem uma personalidade própria e distinta, e tem um mais maluco que o outro. Meus preferidos foram o Renato e a tia Jaque, impossível não rir com esses dois.

A forma como a autora aborda a sexualidade da protagonista é ótimo, pois ela não joga em cima dos leitores praticamente e deixa lá, ela vai fazendo com que a personagem descubra esse seu lado sem fazer alarde ou deixando as pessoas escandalizadas.

Ler “Depois Daquele Beijo” só nos retifica aquela estória de que o amor é para todos, independente de raça, credo, religião ou sexualidade. A mensagem é positiva e o livro deveria ser adotado pelas escolas como leitura obrigatória, quem sabe os pequeninos aprenderiam que o importante é ser feliz.

Depois Daquele Beijo é isso. É paixão, é gargalhadas, é amizade e é o primeiro amor de uma forma diferente, mas que não deixa de ser bonito.

Comments (16)

Loading... Logging you in...
  • Logged in as
William,
Você nem imagina o orgulho imenso que eu senti ao ler uma resenha brilhante como essa sua sobre meu livro Depois daquele beijo!
Estou sem palavras aqui pra expressar minha alegria!!!
Um BEIJO tamanho do MUNDO pra você!!!
My recent post Dicas de livros Nacionais
1 reply · active 710 weeks ago
Ai Rafa, é um alívio grande ver que você gostou da resenha!
Foi um prazer imenso analisar a sua obra e mostrá-la para mais pessoas! :D

Beijão
Will!!!
Adorei sua resenha, já tinha ouvido falar um pouco desse livro, mas não sabia que era tão bom assim! :)
Beijos!
1 reply · active 710 weeks ago
Oi Giu,
Que bom que gostou da resenha, é muito bom sim e pasme, sem nenhum errinho de português! õ/
Vale muito a pena! :D

Beijão
Oi Will!
Eu adorei esse livro da Rafa, achei demais mesmo!
Acho que nem tu colocou, devia ser uma leitura obrigatória a todos. Sem contar na forma super bacana como ela conseguiu abordar esse tema né?

Beijos, Kamila
http://vicio-de-leitura.blogspot.com
My recent post Promoção #7: Clube das Lulu's
1 reply · active 710 weeks ago
Oi Káh,
Super criativo mesmo como a Rafa trabalhou o tema, eu adorei e gostaria mesmo de ver o livro em todas as listas de livros obrigatórios para o 1º grau!

Beijão
Tenho um super interesse em ler esse livro. Nunca li nenhum livro com abordagens homossexuais, e adoraria saber como é. A capa dele é a coisa mais linda e já vi em videos que ele é super pequeno (tamanho) e pelo o que vc disse bem curtinho.
1 reply · active 710 weeks ago
Oi Jéh,
Já que você quer ler, a evelyn do (Hey, Hevelyn) vai organizar um booktour do livro, quem SABE VOC~e não participa hen? :D

Beijão
Uau. Eu já havia esbarrado nesse livro, mas nunca tinha parado para raciocinar e perceber que a capa (obviamente) denuncia uma abordagem homossexual. Parece ser, no mínimo, uma história interessante. A sua resenha me levou a crer que o estilo da autora é bastante leve e, como esse tema é relativamente sombrio, acho melhor mesmo que os nossos autores nacionais comecem com uma abordagem não tão profunda e psicológica, sem apelar para o excesso de sensualidade. Esse é um tema importantíssimo, que deve ser explorado em todos os seus pormenores, mas é prudente ir assim mesmo: devagar.

Abraços!
My recent post [Resenha] Breno Melo - Marta
1 reply · active 710 weeks ago
Olá Robledo,
Concordo plenamente com tudo o que você disse. Os autores devem ir devagar!

Abração
acho super bacana essa iniciativa dos autores nacionais de abordarem novos assuntos! é difícil ver um livro sobre homossexualidade jovem sem tabus - e que NOS ajude a quebrar tabus também! Nem sabia da existência desse, vai já pra listinha :D
1 reply · active 709 weeks ago
Oi Lari,
Pois é, temos que quebrar muitos TABUS ainda e esse é mais um, que apesar de estar na mídia constantemente é mal abordado. Acho que a mídia não deveria estar o tempo todo voltado para o papo de "beijo gay" etc, pois assim as pessoas cansam do tema batido. Saber dosar dos assuntos sem se tornar cansativo é uma dádiva! hahaha

Beijo
Oi Will,
Muito bacana a sua resenha, mas com certeza esse não é o tipo de livro para mim.
Entendo que as pessoas precisam de livrar dos preconceitos, mas preconceito não se confunde com convicções pessoas, né?? Não acho que um tema desse deveria ser abordado com crianças tão pequenas não!
E olha só... Nós dois nascemos em Recife, né?!
Beijos
Camila - Leitora Compulsiva
My recent post Mais novidades no mês de setembro…
1 reply · active 709 weeks ago
Oi Mila,
Acho que me expressei mal na resenha, quando me referi aos pequenos era mais ao pessoal que já está começando a 8ª série em diante. E sim, ter convicções pessoais é muito importante, mas é sempre bom nós podermos não aceitar, mas conviver com algumas coisas sem que se atrapalhe a nossa vida né!? hehehe
SIM, SIM, SIM... RECIFE! OBAAAAAAAAA :D

Beijo
Oi Will,
Li dois livros que tratam desse tema e adorei! "O 3° travesseiro" é mais que recomendado!
Fiquei curiosa! Parece um livro que você pege lê super rapidinho! E a história envolve, né?
Queria saber um pouquinho mais da história, mas sei que se contar pode estragar a surpresa de ler o livro!

beijos Will!
1 reply · active 709 weeks ago
Oi Nica,
Já li o "Terceiro travessiro" de tanta ensistência de um amigo meu, tenho que confessar que fiquei chocado com algumas cenas, sério mesmo! Sem contar a aquela parte que eles estavam na cozinha fazendo sanduba ECAA! hUHASuhAS Mas é um bom livro e confesso que chorei horrores com o final!
Fiz o possível de nçaio fazer uma resenha sobre a estória sabe? Para não contar mesmo algum spoiler, mas tudo o que você precisa saber é que ele não é um livro de sobrenatural nem nada, é só um drama rotireiro, que eu ADORO! hehehe

Beijo

Post a new comment

Comments by