O Circo da Noite - Erin Morgenstern

on quarta-feira, 25 de abril de 2012

O Circo da Noite
Erin Morgenstern
Editora Intínseca
387 páginas
ISBN: 9788580571608
Resenha por: Will

Sinopse: Sob suas tendas listradas de preto e branco uma experiência única está prestes a ser revelada: um banquete para os sentidos, um lugar no qual é possível se perder em um Labirinto de Nuvens, vagar por um exuberante Jardim de Gelo, assistir maravilhado a uma contorcionista tatuada se dobrar até caber em uma pequena caixa de vidro ou deixar-se envolver pelos deliciosos aromas de caramelo e canela que pairam no ar. Por trás de todos os truques e encantos, porém, uma feroz competição está em andamento: um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, treinados desde a infância para participar de um duelo ao qual apenas um deles sobreviverá. À medida que o circo viaja pelo mundo, as façanhas de magia ganham novos e fantásticos contornos. Celia e Marco, porém, encaram tudo como uma maravilhosa parceria. Inocentes, mergulham de cabeça num amor profundo, mágico e apaixonado, que faz as luzes cintilarem e o ambiente esquentar cada vez que suas mãos se tocam. Mas o jogo tem que continuar, e o destino de todos os envolvidos, do extraordinário elenco circense à plateia, está, assim como os acrobatas acima deles, na corda bamba.

Como começo essa resenha? Para começar esse é um livro que já foi lançado meio polêmico, assim que a Editora Intrínseca liberou a prova, vários blogueiros se apaixonaram instantaneamente por essa obra, a cada resenha eu ia ficando mais empolgado e ansioso, até que o livro chegou em minhas mãos e... É, não achei nem de longe TUDO isso!

Ninguém pode e nem deve negar que esse livro tem uma ideia muito boa e original, com um contexto muito abrangente, onde muitas pessoas ficam empolgadas pelo mundo criado pela autora. Mágico e encantado, e é ai que as pessoas se apaixonaram.

Infelizmente não consegui gostar do livro, a cada página virada para mim era uma tortura, a autora gosta de narrar tudo nos mínimos detalhes, nos MÍNIMOS mesmo, o que acabou me desgastando muito e me fez ler o livro em quase três semanas. Haviam momentos que eu gostava, acha interessante e pensava que ia emplacar de vez e outros que o livro simplesmente parecei um sonífero, era só eu pegar para dormir.

Consegui achar fascinante o circo, que é o tema central da história. Esqueça os acontecimentos simultâneos, o circo é o que sustenta a história por suas tendas e seus caminhos de descobrindo, do novo e do impossível. Mas juto que não consegui me encantar desesperadamente, e olha que eu tentei, o que é uma pena.


No Skoob eu dei três estrelas para o livro, mas por quê? Alguns elementos nele são legais, mesmo a narrativa sendo não linear e indo e voltando todo o tempo. Gostei como a autora desenvolveu a história de Célia e Marco, desde quando eles eram pequenos até se tornarem adultos. Gostei de como a história dos dois se conectam desde pequenos, ele um órfão vivendo num orfanato e ela uma recém órfã por parte de mãe. E como seus “tutores” o colocaram para uma batalha mesmo eles não sabendo como agir, totalmente “às cegas” e um sobrepondo o outro tentando dar um passo a frente mesmo sem saber o que estão duelando. E gostei também de outros personagens, como os gêmeos e até mesmo o Bailey, foi bom conhecer o fascínio dele com relação ao circo.

Mesmo não gostando, muitas pessoas se apaixonaram pelo livro (como é o caso da Giu e da Evy), mas eu não sei se você vai gostar ou não, só lendo para tirar as suas próprias conclusões. E por favor, tenha em mente que esse é um livro pelo qual você vai ler aos poucos, e não de uma vez só. Há pessoas que conseguem! Hahaha

Já que estamos falando de Circo, no próximo sábado (28), vai rolar o encontro do Culbe do Livro Saraiva by Virando a Página, na Saraiva do Shop. Pátio Paulista às 15h e já que estamos falando de circo, nada melhor que debater sobre isso certo? Então se você leu e amor “O Circo da Noite” quero saber sua opinião, não leu e não quer ir? Pera lá, vamos fazer uma batalha de livros e o outro que está na competição é o “Água para Elefantes”. Te esperamos lá!