Os Intrumentos Mortais #1: Cidade dos Ossos - Cassandra Clare

on quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Cidade dos Ossos
Cassandra Clare
Galera Record
459 páginas
ISBN: 9788501087140

Esse é um livro que eu desejava ler há tempos, mas como não leio em inglês, quase apelei para o e-book. Como odeio ler no computador e me dá dor de cabeça deixei de lado. Alguns meses atrás fiquei sabendo que a Galera Record iria lançar o livro no final de Setembro e foi ai que fiquei LOUCO.

Nova York, Balada e... Morte. Clary, 15 anos presencia um assassinato brutal, mas não por pessoas comuns. Dois meninos e uma menina, todos tatuados e de posse de armas brilhantes e esquisitas. Além de presenciar o assassinato, o corpo do menino morto some do nada e Clary pensa se está mesmo presenciando aquilo. Voltando para casa ela se vê com a sua vida girando de ponta cabeça, sua mãe é raptada e o seu tio por quem ela pede ajuda, pede para que ela esqueça que ele existe. E acaba descobrindo que é a única que consegue ver essas coisas, agora ela entra em uma busca atrás de sua mãe e a única ajuda nesse momento, são os assassinos que ela avistou 24 horas atrás na balada. Em busca de respostas ela se vê diante de coisas que ela nunca se quer cogitou que existissem.

Esse livro é com certeza um dos mais esperados do ano, pelo menos para mim. A Giu Fernandes do Amount of Words desde que leu, não parava de falar o quanto o livro era bom e o quanto ela tinha se apaixonado pela história. Giu você é a principal culpada por eu querer tanto ler o livro! Eu estava entrando em pane, necessitava ter esse livro em minhas mãos, ansiava por ele, até que ele chegou. \õ/

Cassandra Clare escreve de uma forma viciante, a leitura é ágil e de compreensão rápida. Apesar de que no começo achei a história meio confusa, pois tem muito personagem sendo apresentado ao mesmo tempo. Acho que ela poderia ter dado uma introdução maior sobre a história.

A 1ª parte é massiva, mas resiste que a partir da 2ª parte, a história dá uma guinada surpreendente, e até parece que nem é o mesmo livro que estávamos lendo. Como eu já disse, tem muitos personagens e muitas coisas logo de cara, mas o jeito como a Cassandra escreve nos faz relacionar os fatos muito rápido. E o final é tipo WOW! Não acreditei quando terminei de ler e fiquei pensando “Quero o segundo pra já!”.

Os personagens têm cada um, uma opinião própria e personalidades bem distintas. Eu gostei da Clary, ela é forte e não se sente fraca nem frágil, quer conhecer o mundo onde está entrando e não tem medo de arriscar a vida. Jace, é o bad boy que aposto que vai derreter o coração das meninas, ele tem um jeito todo estúpido, mas na verdade tem um coração muito bom, sabe proteger á quem tem afeto. Os irmãos Isabelle e Alec não podem ficar de fora dessa lista de personagens de personalidades, Isabelle tem tudo para ser a Bitch e safada da história, mas não é. E Alec mesmo sendo um pouco rabugento, chato e com todos seus segredos, só deseja ser feliz. Simon o amigo mundano de Clary, também não é apenas um coadjuvante (queria que ele tivesse mais aparições) e mostra que tem ótimas qualidades.

 Infelizmente, não consegui ler o livro sem pensar nas breves semelhanças que Cidade dos Ossos tem com Harry Potter (O qual a autora já escreveu fanfics, e ainda alguns dizem que ela plagiou e maquiou Harry Potter para Cidade dos Ossos). Comparações sempre vão ter, mas eu te digo uma coisa. A Cassandra tem uma forma de pensar maravilhosa e curiosa, criou toda uma mitologia em que todos os tipos de criaturas sobrenaturais passam pelo livro de uma forma fantástica.

A ambientação da história não poderia ser melhor, acho que todos aqui sabem como amo Nova York, e a história não poderia se passar em um cenário melhor.

Uma dica é prestar atenção bem nas cenas, A Cassandra não é dessas autoras que enrolam para preencher as páginas, mas ao contrário. Tudo, eu disse TUDO o que ela escreve tem algum significado mais adiante. É como um quebra-cabeça, as peças vão se juntando e a imagem vai se formando à sua frente. Ela está de parabéns por criar um livro tão bom.

A capa é uma coisa a parte, pontos para a editora Galera Record que manteve a mesma capa da versão americana e os efeitos são um show, as luzes que estão saindo do corpo de Jace é brilhante e o nome CIDADE DOS OSSOS é em alto relevo. E se você abrir a capa do livro e olhar contra a luz, vê que parece tipo um “negativo” (como sou bobo, dããa! hehehe).

Estou tão animado com a leitura, que me arrisco a dizer que é uma das melhores sagas já lançadas. Me desculpe Sussuro (que é maravilhoso), Fallen (que divide opiniões) ou qualquer outro livro que eu tenha esquecido. Cidade dos Ossos está neste momento em 1º lugar dos lidos esse ano.

O livro é o primeiro da série Os Instrumentos Mortais, que inicialmente era uma trilogia, mas devido à grande aceitação do público e da história que praticamente se desenrola sozinha, Candra Clare resolveu escrever mais três volumes, totalizando assim seis livros. São eles:

#1 Cidade dos Ossos
#2 City of Ashes *
#3 City of Glass *
#4 City of Fallen Angels **
#5 City of Lost Souls **
#6 City of Heavelyn Fire **
 * Os demais ainda não lançados no Brasil.
 ** Os demais ainda não lançados nos Estados Unidos.

E além da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra criou um Prequel (que narra os fatos bem antes de Cidade dos Ossos, para ser mais exato em 1878) chamada de The Infernal Devices, que será composta inicialmente por três volumes.  O primeiro já lançado nos EUA se chama #1 Clockwork Angel e se passa em Londres.

Ama fantasia, romance, terror, suspense e MUITA adrenalina? Então você necessita ler Cidade dos Ossos.

11 comentários:

Unknown disse...

WILL!
QUE LINDO, adorei ter sido citada no seu post!! *-*
Tem uma coisa q vc falou da Cassandra Clare que é verdade, TUUUUDO que ela fala é uma peça que só vai ser encaixada mais pra frente, tem coisa que ela fala no primeiro livro que vc só entende no terceiro (adoooro!!) *-*
Mas, aii, fiquei tão feliz que vc gostou! =))))
As continuações são MELHORES ainda, dicona! HHAHA
Um beijo!

Unknown disse...

Willll

Acabei de ler esse livro.
Hunf...

Vou te contar que quando você diz...Prestem atenção aos detalhes...Vou te dizer que eu acho que tem vários furooooS. Sei lá...fica muito na cara o que vai acontecer.

Tirando issooOOOOOOOO....Meu eu não acreditei no final. Fiquei em choque com a revelação.
Eles se beijaram.

E vou confessar que eu esperava ter um pouco mais de romance....Mas, acho que isso é coisa da minha cabeça. Ando meio carente.
hehe.

Mas amei...Logo mais vai estar no meu blog!
#certeza!

Megas Saudade de você...que me abandonou de vez mesmo!

Bjo Querido!

Te Amo!!!

Vício de Cultura disse...

Giu Fernandes: Eu adorei que você passou por aqui, e menina fiquei MORRENDO com esse livro. É MARAVILHOSO. Espero que o 2º chegue logo! heheeh

Bjos

Vício de Cultura disse...

Clícia Godoy: Ahh Clí!

É chato quando a deprê toma conta da gente, mas olha pelo lado bom, vai lançar o livro O diário de uma paião do Nicholas e você vai poder ver MUITO romance e chorar muiot também! hehehe

Também estou com saudades de você, temos que nos ver URGENTE!

Bjos

te amo

Fernanda Assis disse...

Ei William

Tbm amei, a capa perfeita, a trama frenética e o final owwwwwwww triste mais surpreendente rsrs.

bjooo

Vício de Cultura disse...

Nanda: Hey Nanda,

É uma série que tem muito potêncial, fiquei muiot envolvido com a leittura, se soubesse ler em inglês eu já teria lido! hehehe

bjos

Camila disse...

Oi Will, sabe que até agora tô pensando nas semelhanças com Harry Potter... não achei nenhuma!! Bom, nenhuma que todos os livros do gênero não tenham!! rs...
Adorei a resenha!!
Beijos
Camis

Vício de Cultura disse...

Camila: Milla, as semelhanças são as mesmas que as outras sim, mas não sei, essa coisa de relação a algum tipo de magia e afins! hehehe Porém eu amei esse livro, é maravilhoso!

Pedro Borges disse...

Fiquei com vontade de ler agora!!Parabéns pela resenha!!!

www.blog-epilogo.blogpot.com

Vício de Cultura disse...

Pedro Henrique Borges da silva: Opa, que bom que você se animou! Valew! :)

Abraços

Karine disse...

Willian li este livro e adorei ele e Cidade de Cinzas eu achei ainda melhor. Adorei a resenha!!!

Postar um comentário

Quer fazer um blogueiro feliz? Comenta aí! :D