O que aconteceu com o adeus - Sarah Dessen

on terça-feira, 15 de maio de 2012

O que aconteceu com o adeus
Sarah Dessen
Editora iD
424 páginas
ISBN: 9788516081720
Resenha por: Will

Sinopse: Desde o amargo divórcio de seus pais, McLean e seu pai, um consultor de restaurante, se mudaram para quatro cidades em dois anos. Separada de sua mãe e da nova família de sua mãe, McLean seguiu com seu pai para deixar o passado infeliz para trás. E cada novo lugar dava-lhe a chance de experimentar uma nova personalidade: de líder de torcida a diva do drama. Mas agora, pela primeira vez, McLean descobre um desejo de ficar em um lugar e apenas ser ela mesma, quem quer que ela seja. Talvez Dave, o cara da porta ao lado, possa ajudá-la a descobrir. Combinando a marca registrada da escrita graciosa de Sarah Dessen, ótimos personagens, e a atraente história, ‘O que aconteceu com o adeus’ é uma leitura irresistível.

Sarah Dessen me surpreendeu mais uma vez com a narrativa própria que só quem já leu um de seus sabe do que estou falando. A narrativa tão normal que assusta e beira a realidade. A Sarah sempre aborda assuntos que tem tudo para se tornarem batidos e clichê, mas que por ali entre uma página e outra você se vê envolvido e sugado, sem saber se aquilo é livro ou vida real.

O que eu mais gosto nos livros da Sarah é que ela trata sempre com a família, ao mesmo tempo em que as outras coisas vão acontecendo (diga-se de passagem) naturalmente, e a família é sempre envolvida. O relacionamento com os pais, o amor que ás vezes você deixa passar para viver outras coisas, as mágoas e aflições que são sentidas pelos personagens. É tudo assim muito intenso e forte, e ao mesmo calmo e brando, como as nossas vidas.

No livro a Mclean é a personagem principal, mas os outros personagens que deveriam ser “coadjuvante” acabam ganhando seus próprios núcleos centrais, e mesmo o livro sendo em terceira pessoa pela visão da Mclean, você pode acompanhar tudo o que acontece na vida de outros personagens que estão dia-a-dia ao lado dela. O que passa a sensação de que você realmente conhece esses personagens, e quer conhecê-los em sua profundidade muito mais do que já nos está sendo apresentado. Como não ficar comovido com as “vidas” que a Mclean vive para tentar substituir um vazio que está existente em sua vida, Dave e seus demônios do passado e Opal que por fora pode ser durona e esquisita, mas que é uma pessoa tão incrível que você desejaria conhecê-la!

Adorei como a autora explicou o título do livro, e o porquê das múltiplas personalidades da Mclean. Os desdobramentos do passado e do futuro são muito reais, e tenho certeza que muitas pessoas ao lerem esse livro vão dar uma chance para a própria vida, vão olhar para a realidade e perceberem o quanto podem ser felizes sendo elas mesmas.

A editora manteve o cuidado com a capa americana que é LINDA e passa muito da história, o projeto gráfico do livro é simples, mas que é incrível. Uma atenção para a revisão do livro e alguns errinhos (POUCOS!) de digitação. Mas que não tira o brilho desse livro que incrível. Se você ainda não leu a minha resenha de “A Caminho do Verão” o primeiro livro da Sarah que eu li, passe por lá e veja como eu me apaixonei. Peço desculpas, mas essa resenha não representa nem a metade da grandiosidade que é esse livro. LEIA qualquer coisa da Sarah Dessen, e se apaixone por esses personagens, cidades e descrições que só a Sarah Dessen sabe escrever, com um jeito único e particular.