A Caminho do Verão - Sarah Dessen

on sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
A Caminho do Verão
Sarah Dessen
Editora iD
416 páginas
ISBN: 9788516065300
Resenha por: Will


Verão + novas experiências + vida nova + redescobertas + superação = Tem como não querer ler esse livro?

Sinopse :  Auden resolve passar as férias de verão em Colby, uma minúscula cidade do litoral, com o pai, sua nova esposa e Thisbe, a filha do casal e sua mais nova irmãzinha. Lá, ela revê seus conceitos em relação à madrasta, encara um emprego de férias em uma boutique totalmente demais e conhece Eli, um garoto misterioso com o qual embarca em uma busca: experimentar uma adolescência sem preocupações que lhe foi negada enquanto ele procura se recuperar de um acontecimento trágico. Junte dois solitários, uma bicicleta, um estoque infindável de madrugadas com insônia, tortas e café e… tudo pode acontecer.

Sarah Desses é uma dessas autoras super bem elogiadas por todas as suas obras, e desde que foi publicada aqui no Brasil eu estava LOUCO para ler qualquer livro dela.

Tenho que começar dizendo que Sarah Dessen é uma maravilhosa escritora e estou totalmente apaixonado por sua escrita, ela consegue escrever sobre as coisas mais simples se tornarem grandiosas. O tema desse livro é superação, então ela foca nesse assunto e abrange outros que se conectam perfeitamente com a estória de cada personagem que nos é apresentado, principalmente com a da Auden que é a protagonista.

E não é só a escrita da Sarah que é contagiante, mas o clima do livro, a realidade e o carisma dos personagens, suas estórias e a cidade de Colby. Cada personagem tem as suas particularidades, histórias e complexidades.

Auden é de longe uma das minhas personagens preferidas, ela não tem a síndrome de coitadinha e de frágil, ela sabe quais são seus pontos fracos, seus pontos fortes, onde erra e acerta. Por mais que ela seja resolvida e independente, sabe como as coisas são e como devem guiá-las para que ela consiga encontrar o melhor caminho por onde seguir. Mas como na nossa vida há coisas que perdemos e achamos que nunca mais vamos conseguir realizar, aqui no livro Auden tem a chance de realizar várias coisas que ela achava banais e não teve a chance de fazer.

E no livro o romance acontece de um jeito totalmente diferente de tudo o que eu já li, não é rápido e não é demorado, é no tempo certo. Por mais que os personagens estejam sentindo que devem se aproximar, ao mesmo tempo eles estão passando por novas e velhas experiências, se conhecendo de um jeito diferente e expondo seus problemas e medo como as pessoas não fazem.

Como eu disse lá no começo da Resenha, esse é um livro sobre: Verão, novas experiências, nova vida, redescobertas e acima de tudo superação de seus medos, limites, problemas e preconceitos. Corram para ler esse livro, pois tenho certeza de que não vai decepcioná-los.