The Five Book Club Indica #14: Fala Sério, Mãe!

on segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Ela é um dos maiores fenômenos editorais teen no Brasil, seus livros são alegres e cheios de estórias engraçadas. Ela deixou de ser apenas mais uma escritora e se tornou em uma pessoa pública, com aparições em muitos programas de TV, principalmente os Globais. Hoje indicarei para vocês “Fala Série, mãe!” da Thalita Rebouças.

Thalita escreve de um jeito único, não sei se vocês já leram algum de seus livros? Tenho dois aqui em casa, mas só li “Fala sério, mãe!” e morri de rir, a escrita é engraçada e construtiva, ela sabe falar com os adolescentes e aposto que não eles que vão gostar de seus livros, já vi alguns adultos lendo o livro e se divertindo muito por ai. A série “Fala sério” tem até o momento cinco livros, mas não sei se podem ser lidos fora de ordem. Além desses livros, a Thalita tem mais sete outros livros, provando ser uma máquina de escrita. Não leu a resenha de “Fala sério, mãe!”? Clique aqui.

Sinopse:
Mãe e filha. Que relação complicada essa! Amor, carinho, compreensão e, claro, muitas, muitas brigas. Brigas importantes, brigas bobas, brigas memoráveis. Só variam conforme a idade. Boletim, namorados, arrumação do quarto, legumes, viagens, festas, hora de chegar das festas... tudo é motivo para essas pelejas domésticas.
Para Angela Cristina, elas são apenas carinho e preocupação. Para Maria de Lourdes, são chateação materna mesmo. Na primeira metade do livro, os textos mostram o ponto de vista da mãe. Mas depois do primeiro beijo, aos 12 anos, é Maria de Lourdes (ou Malu, como ela prefere) quem assume a narrativa.Fala sério, mãe! é uma coletânea de crônicas bem-humoradas do cotidiano dessas duas personagens, que pode ser lida aleatoriamente ou como um romance em pílulas, em ordem cronológica, da barriga aos 21 anos.

Já indicados: